instagram, rio tandem, paragliding

Social:

youtube, rio tandem, paragliding
google plus, rio tandem, paragliding
facebook, rio tandem, paragliding
Rio Tandem

O que é o voo livre de parapente e asa delta?

- O voo livre é um esporte que agrupa um conjunto de disciplinas onde o objetivo comum é voar sem motor utilizando as forças da natureza como o sol e o vento. As principais disciplinas do voo livre são a Asa Delta e o Parapente.

Qual a diferença entre o Parapente e a Asa Delta?
​- Ambas as modalidades utilizam os mesmos fatores climáticos para se manter em voo: a asa delta tem formato triangular, possui estrutura rígida, e voa se deitado; já o parapente tem formato semi-circular, é inflado na decolagem, e se voa na posição sentada. Normalmente o parapente voa melhor em condições mais calmas, e a asa delta em dias de vento mais forte.

Qual o peso mínimo e máximo para fazer um voo duplo de parapente no Rio de Janeiro?

- Não existe um peso exato. Os parapentes de voo duplo são equipamento homologados para funcionar seguramente com peso total (piloto+passageiro+equipamento) de 140kg a 230kg, sendo assim não se leva em conta apenas o peso do passageiro/aluno, mas sim de todo o conjunto. Em geral voamos com pessoas de 50kg a 110kg.


Existe uma idade mínima para voar de parapente?
- Sim, a CBVL define que para a prática do esporte o piloto deve ter no mínimo 16 anos. Cada clube de voo livre local tem suas próprias regras em relação aos alunos no voo duplo de instrução: no Clube São Conrado de Voo Livre no Rio o limite é de 16 anos, no Clube Oceânico de Voo Livre em Niterói o limite mínimo é de 14 anos de idade.

É necessário reservar um voo duplo de parapente?
- ´E sempre recomendável fazer uma reserva, apesar de termos uma equipe com vários pilotos atuamos em diversas rampas no estado do Rio de Janeiro, por isso é importante reservar com antecedência para nos certificarmos que haverá um piloto nosso lhe aguardando no local escolhido. Além disso, algumas rampas tem um limite máximo de voos que cada piloto pode fazer por dia, na rampa da Pedra Bonita em São Conrado por exemplo o limite é de 4 voos por dia.

E se no dia agendado não for possível voar?
- Sempre procuramos analisar a previsão meteorológica e agendar nossos voos no melhor dia e horário possível, mas se mesmo assim  no dia escolhido as condições meteorológicas não estiverem favoráveis, remarcamos seu voo sem custo adicional algum. Caso opte por cancelar o seu voo duplo de parapente o reembolso é de 100%


perguntas frequentes sobre o voo de parapente

Copyright © Rio Tandem. All rights reserved.